Câmeras de segurança

Câmeras de segurança: conheça os principais tipos

Quando o assunto é a segurança de uma residência ou um condomínio, é preciso agir com inteligência para não correr riscos desnecessários. Investir em um sistema eficiente deve começar, sem sombra de dúvidas, pela escolha de câmeras de segurança adequadas. Entretanto, nem todo mundo dá a devida atenção a essa questão.

Os tipos de câmera influenciam diretamente na eficiência do sistema de segurança como um todo. Além de indispensáveis, esses equipamentos atuam tanto reduzindo os riscos quanto tratando incidentes.

Por isso, mostraremos neste post alguns dos principais tipos de câmeras de segurança, para que você avalie quais atendem melhor às suas necessidades. Confira!

1. Fisheye

As câmeras do tipo Fisheye, ou olho de peixe, oferecem uma visão de 360º do local, por meio do uso de lentes específicas. Uma de suas maiores vantagens é a possibilidade de, com apenas uma unidade instalada, detectar atividade em toda uma área.

Trata-se de um diferencial bastante interessante para certas áreas de condomínios. Em geral, esses locais possuem espaços amplos, como pátios, halls sociais e salões de festas, cujo sistema de segurança precisa cobrir inteiramente sem que haja brechas ou a necessidade de câmeras em excesso. É importante que o local tenha a altura recomendada para que ela ofereça a máxima eficiência.

Com uma única Fisheye instalada, uma grande área é coberta e, consequentemente, o custo é bastante reduzido. Até mesmo sistemas de transporte público e hospitais optam pela tecnologia, graças a essa característica.

2. Speed Dome e PTZ

A Speed Dome, por sua vez, oferece um zoom extremamente poderoso que pode ser de 12x, 26x ou até mesmo 36x, de acordo com o modelo específico. Em geral, elas combinam essa característica com o conceito de PTZ (PanTilt e Zoom). Com esse modelo, é possível ainda girar a câmera 360º na horizontal (Pan) e 90º na vertical (Tilt).

O controle é realizado por meio de um joystick ou mesa controladora. A grande vantagem é que o controlador pode, a qualquer momento, alterar o foco padrão da câmera e direcioná-lo para um local específico, caso haja uma atividade suspeita.

Em geral, elas trabalham em conjunto com outras câmeras fixas. Em situações de risco, são capazes de oferecer imagens com mais detalhes da ocorrência em questão.

3. Analytics

O sistema Analytics está entre os mais avançados que a tecnologia oferece nos dias de hoje. Conectado a câmeras IP de alta resolução, ele trabalha com inteligência própria, manipulando metadados coletados nas imagens. A tecnologia pode estar nas câmeras, mas também nos VMS.

Na prática, o que ele faz é reconhecer certos padrões e atuar de acordo com o que foi configurado. Alguns exemplos são a contagem de pessoas que acessam o condomínio, identificação de comportamentos suspeitos, reconhecimento facial, identificação de objetos deixados ou retirados do local, etc.

Trata-se de uma tecnologia extremamente eficiente que atua não só na coleta mas também na interpretação das informações, disparando comandos de alarmes conforme previamente determinado para cada tipo de risco.

4. Câmeras infravermelhas

Já bastante utilizadas no mercado atual, as câmeras infravermelhas possuem um comportamento bastante simples e, ainda assim, muito eficiente. Grosso modo, elas capturam imagens com alta qualidade durante o dia e com mais clareza durante a noite.

Com um único equipamento, é possível monitorar uma determinada área, 24 horas por dia, mesmo que não haja iluminação no local. Neste caso, elas mostram imagens em preto e branco. É importante ressaltar que elas possuem uma limitação de captação (em metros) específica para cada modelo.

Como você pode ver, são várias as opções e cada uma atende à sua maneira as necessidades de quem cuida da proteção do local. Faça uma análise em sua residência ou seu condomínio e verifique quais as câmeras de segurança ideais para garantir sua tranquilidade!

Gostou do post? Então siga nossos perfis nas redes sociais para acessar mais conteúdos sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *