Terceirização de Serviços de Facilities

Você conhece a terceirização de serviços de facilities?

Muitos gestores têm terceirizado serviços graças aos vários benefícios que a prática oferece. É possível contratar empresas de limpeza, portaria, vigilância e zeladoria, o chamado facilities, gerando economia de tempo e dinheiro.

Geralmente, as organizações que oferecem mão de obra especializada para condomínios, indústrias, escritórios etc. contam com profissionais qualificados e cuidam dos processos de entrevistas, contratação, integração, supervisão, demissão, entre outros, deixando o dia a dia dos diretores e empreendedores com foco total no core business.

É preciso, porém, avaliar bem a empresa que tem a intenção de contratar para prestar esses serviços. Continue a leitura para ver dicas sobre o que analisar e não entrar em uma cilada.

Pesquise o histórico da empresa

Histórias de sucesso são mesmo inspiradoras, não é mesmo? Isso é válido não só em relação a profissionais bem-sucedidos, mas também à formação das organizações. Se estiver procurando por boas empresas de limpeza, por exemplo, veja o que o empreendimento já fez.

É preciso saber muito bem quem é aquele que está sendo contratado. Visitar os clientes que são atendidos pela empresa e ler sobre o histórico são atitudes recomendadas. Atualmente, com a internet, é ainda mais fácil descobrir quando foi fundada, quais trabalhos realiza, sua filosofia de trabalho, entre outras particularidades.

No caso específico de fornecimento de mão de obra, é muito importante verificar o passivo trabalhista da empresa, pois muitas carregam inúmeros problemas trabalhistas que ficam se arrastando por alguns anos, sendo que podem surgir de repente e levar ao colapso financeiro.

Empreendimentos que sofrem esse constrangimento geralmente oferecem preços muito abaixo do mercado a fim de conseguirem capital de giro para sanar os problemas. Há também as que passam a descontar duplicatas ou oferecer descontos para pagamentos antecipados. Converse com clientes e funcionários para saber sobre a situação da prestadora de serviços com a qual pretende fechar negócio.

Ter informações sobre a história da marca fará com que você perceba que não está contratando “aventureiros”, mas verdadeiros entendedores do assunto.

Analise os treinamentos realizados

Se a ideia é não ter dores de cabeça com os colaboradores, ao contratar uma empresa terceirizada é preciso avaliar se ela, de fato, treina os seus profissionais. Afinal, serão eles que estarão no dia a dia do seu empreendimento.

É de suma importância que os colaboradores recebam orientações detalhadas sobre o cotidiano. Mostrar a eles como devem agir nas mais variadas situações, apontar caminhos para um trabalho bem-feito, deixar claro qual a expectativa do resultado do trabalho e como eles serão avaliados.

Se a companhia terceirizada não treina os seus colaboradores, fuja dela. Você acabará não tendo as suas necessidades supridas, além da possibilidade de haver prejuízos à imagem do local que administra.

Já pensou em ter um colaborador que sequer sabe o que está fazendo? Que não entrega um bom trabalho? Que é motivo de reclamação de quem depende dele? Não queira passar por isso! Os resultados podem ser desastrosos.

Busque empresas sólidas

Não se deixe seduzir por propagandas chamativas que não sustentam uma situação verdadeira. Muitas empresas “trocam” de CNPJ de tempo em tempo por conta da má administração. Como não conhecem a fundo o segmento, não sabem como precificar um serviço, o que leva a um enorme prejuízo a longo prazo, refletindo na operação, ou seja, no suporte do dia a dia junto aos clientes e colaboradores.

Depois de acumular inúmeros problemas, seja de reputação ou de desequilíbrio financeiro, chega o encerramento das atividades e a abertura de uma “nova” empresa para continuar com a prestação do serviço.

Somente organizações marcadas pela solidez são capazes de oferecer a segurança que você precisa. Décadas de existência e um baixo índice de processos trabalhistas costumam ser um ótimo indicador de seriedade. Por isso, analise todos os atributos da companhia, de que maneira os serviços são executados e o que falam sobre a marca. Isso evitará muitas surpresas desagradáveis.

Muitas empresas não possuem os pré-requisitos para continuar operando. Contratar uma delas para cuidar da limpeza do seu condomínio, por exemplo, pode gerar uma má impressão em relação aos clientes.

Procure depoimentos de clientes

O que é dito sobre a empresa merece atenção especial. Praticamente todo mundo já ouviu falar do poder do boca a boca, não é mesmo? Ele não se perdeu com o tempo.

Você pode conversar com quem contratou o serviço de uma determinada marca para saber a qualidade do que foi prestado. Pergunte se teve algum problema, se o conflito foi resolvido com atenção e cuidado, enfim, se os resultados foram verdadeiramente bons.

Na internet, já é possível entrar em contato com quem teve uma experiência com a empresa que você deseja contratar. Leia depoimentos nas páginas oficiais, por exemplo, e analise tudo o que comentam. Posteriormente, você pode utilizar esses depoimentos até mesmo para conversar com a companhia e verificar os pontos conflitantes.

Não se esqueça da sustentabilidade

Antigamente, a palavra sustentabilidade quase não aparecia em artigos, projetos de empresas e rodas de conversa. Hoje em dia, ela é praticamente obrigatória em qualquer lugar. A preservação do meio ambiente é fundamental para o futuro do planeta. Além disso, atitudes com foco nessa questão também são capazes de gerar bastante economia a partir do uso inteligente dos recursos disponíveis.

Empresas terceirizadas, principalmente as que oferecem serviços de limpeza, precisam ter essa preocupação. Por isso, procure saber se a organização que você deseja contratar se preocupa com a promoção de atitudes sustentáveis e se ensina os colaboradores a combaterem o desperdício.

Pense no custo-benefício e não somente no preço

Há organizações que oferecem preços completamente abaixo da média dos concorrentes. Investir nelas pode ser sinônimo de prejuízo, visto que muitas não pagam os devidos tributos, o que leva o cliente à responsabilidade solidária ou subsidiária. Lembre-se: é obrigação do cliente verificar se o prestador de serviço está cumprindo as normas trabalhistas ou tributárias da forma correta.

Além disso, há aquelas que não investem na capacitação dos colaboradores ou não fazem o suporte operacional de forma satisfatória. Existem inúmeras empresas que simplesmente largam os colaboradores nos postos de trabalhos e não se preocupam em orientá-los, vistoriá-los e, muitas vezes, um problema simples acaba virando um enorme descontentamento, refletindo na qualidade do serviço.

Pense na estrutura para gerenciar todos os serviços de facilities, além de salas, mesas, materiais de escritório, entre outros. Seriam necessários também supervisores e plantonistas para cada turno e função, pensando na possibilidade de atrasos, faltas, afastamentos e licenças.

As empresas de terceirização de serviços conseguem reduzir muito esse custo, pois há um rateio com outros clientes do portfólio. Se tudo isso for gerido da forma correta, haverá resultados excelentes em termos de custo-benefício. Não analise somente os valores que serão aplicados, mas as opções que trarão um retorno sobre o investimento condizente com as suas necessidades.

Dê preferência a empresas que utilizam tecnologia

É fato que todos estão sendo impactados pela tecnologia. Entretanto, muitas empresas desse segmento não se adequam às novas tendências de mercado e continuam prestando os serviços como se fazia décadas atrás, ao passo que as mais antenadas conseguem reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços prestados quando aderem aos recursos modernos.

Apps que mostram a melhor rota nas visitas operacionais reduzem o gasto com combustível e evitam desperdício de tempo dos supervisores. Existem também aplicativos de produtividade, que já têm os checklists a serem vistoriados em cada posto de serviço e consolidam essas informações automaticamente, gerando índices de qualidade.

Outro aplicativo interessante é aquele que deixa em evidência as principais pendências a serem resolvidas e gerenciam o seu ciclo de vida como um todo, desde a descoberta até sua resolução, podendo apontar pontos de gargalos nos processos.

Quando falamos de tecnologia também temos que levar em conta a forma de gestão do negócio da empresa. Empreendimentos que possuem uma estrutura inchada, com níveis hierárquicos definidos, já estão bem atrás em termos de desempenho daquelas que implementam a cultura Lean na organização.

Essa filosofia prega a eliminação do desperdício e o aprimoramento contínuo dos processos com o objetivo de entregar o melhor com o menor custo possível. Enfim, são muitos pontos que precisam ser avaliados ao contratar empresas de limpeza. Contudo, se isso for feito corretamente, pode ter certeza que será um ótimo negócio!

Gostou deste post? Se estiver procurando por uma empresa de terceirização em Campinas, o Grupo Empowerment oferece mão de obra especializada para o dia a dia do seu negócio. Entre em contato e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *