Administração do condomínio: como torná-la eficiente
A administração de condomínio é uma tarefa árdua, sendo o síndico o responsável por todas as atividades operacionais, financeiras e administrativas, além do relacionamento com os condôminos. A grande dificuldade é conseguir lidar ao mesmo tempo com atividades como a pintura do prédio, e a briga entre moradores ou funcionários.
Tendo em vista esse cenário, é aconselhado que o síndico tenha paciência, entenda de administração financeira, manutenção predial, da legislação que rege o condomínio e a prestação de contas. Eis a pergunta: como o síndico conseguirá lidar com as atividades do condomínio, vida pessoal e profissional?
É inevitável, portanto, delegar ou terceirizar algumas atividades operacionais para conseguir uma gestão mais eficiente. Mas sempre tenha cuidado em buscar os melhores prestadores de serviços, procurando referências e checando a idoneidade do contratado.
Veja abaixo 5 vantagens em terceirizar serviços operacionais ao fazer a administração do condomínio:
Foco na gestão
Terceirizando as atividades operacionais como limpeza, segurança, jardinagem, serviços gerais, manutenção predial, portaria 24 horas, entre outras, o síndico focará na gestão do condomínio e a contratada as responsabilidades que envolvem a mão de obra.
Ele poderá acompanhar os resultados financeiros, as leis condominiais e municipais, relacionar-se com condôminos, gerenciar os prestadores de serviços e planejar o futuro da comunidade, ou seja, focará seus esforços no core business da “empresa”.
Colaboradores mais bem treinados
Como o foco da empresa contratada é o fornecimento de mão de obra, os colaboradores já são bem treinados e preparados para aquela atividade. Contudo, o condomínio ganha o tempo e reduz o custo do treinamento dos colaboradores.
Recrutamento e seleção facilitados
O recrutamento e seleção dessas áreas são muito peculiares e o recrutador deve avaliar o perfil, competência, qualificação e capacidade dos entrevistados. Como o processo seletivo da equipe será realizada pela contratada, o condomínio reduzirá os custos de seleção e otimizará o tempo do síndico.
Menores custos
Vários especialistas garantem que a redução dos custos é um dos fatores que ajudam as empresas na tomada da decisão de terceirizar as atividades operacionais.
O condomínio não terá os custos da alta carga tributária, salários, benefícios e rescisões, além dos equipamentos de proteção individual, uniforme e equipamentos. O colaborador é contratado pelo terceirizado, dessa forma qualquer incidência trabalhista ficará a cargo desta, reduzindo os custos com processos e advogados.
Substituição mais ágil
Essas áreas operacionais lidam muito com faltas, atestados, rotatividade e férias, e com a terceirização a substituição fica a cargo da empresa prestadora do serviço. Para o bom andamento dos processos, a substituição deve ocorrer de forma ágil para que o condomínio fique sempre com o quadro de colaboradores completo.
Vale a pena relembrar o principal fator que deve ser considerado na hora de contratar uma empresa especializada em prestação de serviços para seu condomínio: a verificação da sua seriedade e comprometimento, e não somente o preço. Fazendo isso, você evita futuros problemas, gastos extras e terá sucesso na sua administração.
A terceirização está entrando no mercado brasileiro aos poucos, mesmo sendo muito comum nos países desenvolvidos. As empresas estão percebendo que a terceirização faz parte das estratégias de corporativas, pois começam a adotar um planejamento direcionado ao seu core business.
Espero que essas 5 vantagens em terceirizar os serviços tenha sido útil para sua administração do condomínio. Deixe suas dúvidas e/ou elogios e/ou sugestões nos comentários!