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Como ter excelência no atendimento aos condôminos?

Apesar das várias funções e afazeres do cargo, ainda existem síndicos que querem desempenhar seu papel da melhor forma possível. Para tal, uma das melhores saídas é buscar a excelência no atendimento aos condôminos.

Entretanto isso não é fácil quando consideramos todas as tarefas diárias que devem ser feitas. Elas vão das obrigações estipuladas pelo contrato do condomínio até as estipuladas por lei.

Segundo o artigo 1.348 do Código Civil, o síndico tem como atividades obrigatórias:

  1. Convocar a assembleia dos condôminos.
  2. Representar o condomínio legalmente, defendendo os interesses comuns.
  3. Informar em assembleia qualquer procedimento judicial ou administrativo que seja de interesse do condomínio.
  4. Assegurar o cumprimento do regimento interno por todos os condôminos.
  5. Responsabilizar-se pela conservação e guarda das partes comuns do condomínio, garantindo a prestação de serviços que interessam ao bem comum.
  6. Elaborar o orçamento da receita e das despesas relativas a cada ano.
  7. Fazer a cobrança de contribuições e aplicação de multas devidas.
  8. Prestar contas à assembleia anualmente, e quando forem exigidas.
  9. Realizar o seguro da edificação.

Como essas tarefas estão listadas no Código Civil o descumprimento pode acarretar em problemas judiciais. Por esse motivo as preocupações dos síndicos vão além da convivência condominial, transpondo para o campo legal.

Esse fato, por sua vez, reforça a necessidade de manter boas relações dentro do ambiente do condomínio. Brigas, contestações ou mal entendidos apenas aumentam as chances de algum morador cobrar mais do síndico e dificultam a gestão.

Pensando nisso nós separamos três dicas que podem auxiliar você na hora de exercer sua função de síndico. Confira!

Defina os meios de comunicação

É importante estabelecer os canais de comunicação que serão utilizados pelos condôminos para entrar em contato com o síndico. Ao mesmo tempo, estabelecer também os canais que o síndico utilizará para informar a todos.

A comunicação pode ser feita por meio do zelador, de e-mails, cartas, quadro de avisos etc. É interessante dar algumas opções de contato que permitam a transição das informações, mas que sejam confortáveis e possíveis ao síndico.

Estabeleça o horário de atendimento

Depois de um longo dia de trabalho ninguém quer receber ligações e atender pessoas à porta para responder reclamações. Mas é isso que acontece com síndicos que não estabelecem horários de atendimento fixos.

O melhor caminho para evitar dor de cabeça é, durante a assembleia de posse, estipular os horários que ficará disponível para atender aos moradores. Por estar em assembleia, é possível iniciar uma votação para aprovação dos horários propostos.

Saiba conversar com os moradores

Um comportamento ordinário em condomínios é o de moradores se criticando. Nessas situações o síndico deve agir como um juiz, mantendo-se neutro com relação às opiniões e ligando apenas para o que for factual.

Ainda assim, deve-se tomar cuidado para não “desmerecer” o reclamante, ou culpabilizar o acusado. Ou seja, o síndico deverá ter a habilidade para acolher as críticas e dar as punições sem ser grosseiro ou deselegante com os envolvidos.

É difícil manter a excelência no atendimento aos condôminos e, ao mesmo tempo, fazer todas as funções que o cargo de síndico exige. Outrossim, ter cuidado no trato com os moradores facilita a atuação e melhora a convivência de todos.

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