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Entenda as vantagens e os riscos da portaria virtual ou remota

Entre as preocupações da vida moderna, a segurança está entre as mais destacadas. Não raro ouvimos relatos de furtos e roubos que acontecem na cidade, muitos deles com pessoas próximas.

Quando se mora em comunidade, como em um condomínio, a segurança também é um assunto que diz respeito a todos.

O porteiro é uma figura que nos dá a sensação de proteção quando estamos no ambiente doméstico. Mas o custo de manutenção de uma portaria física, especialmente se 24 horas por dia, é um dos fatores que mais pesa o orçamento coletivo.

Com o avanço da tecnologia e da acessibilidade de câmeras e da transmissão de dados, surgiu uma alternativa que pode ser exatamente o que você estava procurando. Eis a portaria virtual ou remota:

Como funciona:

Através da instalação de diversos equipamentos e estabelecida a conexão com a Central de Atendimento Remota através da internet, a portaria presencial não se faz mais necessária, uma vez que todo o controle de acesso passará a ser feita à distância. Desde o atendimento do interfone com a chegada de um visitante ou prestador de serviços, a obtenção de autorização de entrada pelo morador, até a abertura e fechamento de portões para que eles possam entrar. Toda e qualquer movimentação é acompanhada de forma remota como se o porteiro estivesse dentro da portaria do condomínio.

Antes de ser implementada, geralmente, a portaria remota carece de aprovação dos moradores por meio de votação em assembleia, de acordo com a convenção de cada condomínio.

Uma vez autorizado, o síndico contrata uma prestadora de serviço para instalar e operacionalizar o controle de acesso de forma não presencial. Ela orienta os condôminos sobre as especificidades da tecnologia e dos procedimentos adotados.

O sistema consiste, basicamente, em:

Central de Atendimento Remoto

Localizada fora do condomínio, geralmente na base da empresa, gerenciando a entrada e saída de pedestres e automóveis remotamente.

Interfone, abertura dos portões e sistema de CFTV, com acesso remoto

Que permitem a autonomia da central na identificação dos visitantes e prestadores de serviços e liberação da sua passagem ou, quando for o caso, comunicação aos moradores da presença de um visitante ou entregador.

Equipamentos de precaução

Uma segunda conexão de internet (redundante) e uma fonte alternativa de eletricidade (gerador a base de combustível) garantem a conexão com a central em casos de apagão ou problemas técnicos.

Identificação personalizada de moradores

Por meio de leitor biométrico, senha ou tag que tornam a passagem dos condôminos simples ao mesmo tempo em que funcionam como mecanismo para situações de pânico, como uma senha secreta ou um dedo cadastrado no leitor que só deve ser usado em caso de perigo.

Identificação de visitantes

Pode ser feita de antemão, deixando o nome a disposição da central — ou uma lista, em caso de eventos maiores — ou o morador é comunicado por interfone. A identificação visual pode ser colocada a disposição do usuário através da internet.

Encomendas devem ser recebidas pelo próprio morador, caso se encontre em casa, ou pelo zelador ou profissional da limpeza, que deve ser instruído sobre sua nova função e os procedimentos de segurança para sua realização.

Equipe de auxílio in loco

É muito importante que a empresa tenha staff para eventuais problemas e que impeçam o sistema de funcionar corretamente. Nesse caso, a empresa deverá, obrigatoriamente, mandar uma pessoa previamente treinada e qualificada para exercer a função do porteiro.

Esse é um ponto importante pois muitas empresas de Monitoramento de Alarmes estão oferecendo a portaria remota mas elas não possuem o know how e nem a estrutura para operar em caso de falha no sistema por conta da natureza do trabalho delas não necessitar de coberturas extras de funcionários em situações emergenciais, diferentemente das empresas de Terceirização de Serviços que já possuem essa equipe de prontidão.

Economia

Um dos grandes chamativos para uma portaria virtual ou remota é a extinção do cargo de porteiro da folha de pagamento e possíveis problemas trabalhistas que pode reduzir consideravelmente o valor da taxa de condomínio — especialmente para aqueles de pequeno porte.

A economia acontece basicamente porque o atendimento de controle de acesso é compartilhado entre vários outros condomínios. É como se um único porteiro fosse capaz de atender 5 ou 6 condomínios diferentes ao mesmo tempo. Essa mágica acontece na Central de Atendimento Remota através de um software específico que direciona as chamadas para os atendentes que estão livres.

É preciso fazer um orçamento para saber de quanto seria essa economia para um caso específico. Basicamente se compara o quanto se paga pelo serviço presencial com o valor que custará o atendimento da portaria virtual somado aos investimento nos equipamentos, caso necessário.

Muito cuidado com empresas baratas que oferecem muito por um valor baixo, muito provavelmente elas estão alocando uma quantidade excessivamente grande de condomínios por atendente, ou seja, a probabilidade de todos estarem ocupados quando um visitante chegar no seu condomínio e ele ter que ficar esperando um atendente ser liberado para então iniciar o atendimento, é muito alta. Lembre-se: não existe almoço grátis.

Segurança

A segurança pode aumentar ou diminuir com a modificação — depende da seriedade e capacidade da empresa contratada e da adesão e cumprimento de procedimentos pelos usuários.

A retirada do porteiro da portaria física (e portanto vulnerável) é uma forte vantagem da portaria virtual, uma vez que ele dificilmente será rendido. Por outro lado, é uma figura humana que já não está mais presente para pequenos auxílios do dia a dia ou para uma resposta imediata em caso de emergência. Daí a importância da empresa analisar todos os procedimentos e educar os condôminos antes de iniciar os serviços.

Como todas as alterações na rotina de um condomínio, a portaria virtual ou remota requer pesquisa, adaptação, e boa vontade por parte dos moradores, mas pode se apresentar como uma grande vantagem para o bolso e a segurança de todos.

Entendeu como é a portaria virtual ou portaria remota? Tem vontade de implementar ou já teve uma experiência? Compartilhe conosco, faça um comentário logo abaixo.

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