Terceirização da segurança: quais os benefícios e riscos!
As soluções de terceirização, também conhecidas como outsourcing services, vêm ganhando um forte destaque nos últimos anos — principalmente por conta dos benefícios que pode proporcionar para a administração de um negócio.
Qual é o síndico que não gostaria de se preocupar apenas com a gestão interna e ter a garantia que a segurança interna está bem estruturada? Esse é o contexto da terceirização da segurança, uma solução prática e que possui o objetivo de agregar valores de excelência operacional para quem contrata.
Foi pensando nessa questão que nossa equipe preparou este artigo com os principais riscos e benefícios que um condomínio assume ao terceirizar suas soluções de segurança. Acompanhe e entenda melhor!
Benefícios com a terceirização da segurança
O primeiro benefício que imaginamos ao cogitar a terceirização de alguma atividade é a possibilidade de contar com um suporte operacional para a gestão de questões internas. Especificamente no caso do outsourcing da segurança, os benefícios principais são:
1. Custos reduzidos
É fácil perceber como os custos relacionados com a contratação de uma equipe vão muito além do próprio salário — o condomínio fica responsável pelo recolhimento de verbas trabalhistas, de oferecer treinamentos específicos ou mesmo de lidar com faltas e indisponibilidade.
Esse tipo de problema é otimizado quando ocorre a contratação de uma equipe terceirizada, já que o parceiro é responsável pelo contrato de trabalho e já dispõe de uma equipe substituta para os casos em que um funcionário não pode comparecer. Certamente, a somatória dos custos apresenta um grande benefício para quem opta pela terceirização da segurança
2. Serviços especializados
A especialização dos serviços é algo essencial para quem busca uma solução de qualidade, mas esse processo pode gerar um custo muito alto se a equipe é interna. O mesmo não ocorre com a terceirização, já que todo profissional conta com um know-how da instituição.
Além disso, a equipe disponibilizada passa constantemente por diversos treinamentos técnicos e táticos para oferecer excelência no serviço. Sem dúvidas, isso cria um forte entrosamento entre o time em momentos críticos.
3. Segurança para os moradores
Além de assumir uma política interna de segurança, optar por um serviço especializado significa que o síndico se preocupa, também, com a segurança dos moradores e visitantes. A terceirização da segurança é uma garantia importante para que todos os processos possam ocorrer sem falhas — a credibilidade é um grande diferencial.
Riscos da terceirização
Como qualquer contrato, a terceirização não é uma negociação que elimina todos os riscos das partes. Mesmo com a redução de custos e a possibilidade de agregar valores de excelência para o condomínio, os síndicos devem ter atenção para os seguintes riscos:
1. Suporte adequado
Em geral, as soluções de terceirização são uma boa opção, mas tudo depende da escolha de um parceiro que possa oferecer qualidade e que realmente se preocupe com a solução que oferece. Um passo importante é avaliar o perfil da empresa de terceirização e entender quais são os diferenciais que ela pode oferecer.
2. Questões trabalhistas
Outro ponto relevante e que deve fazer parte da atenção dos síndicos: a atenção com o tratamento das questões trabalhistas. Esse ponto é muito importante e deve ficar bem claro para ambas as partes. Um parceiro ideal é aquele que se preocupa com a equipe disponibilizada e que garante motivação e um ambiente de qualidade.
E então, leitor? Como foi conhece um pouco mais sobre os riscos e benefícios da terceirização? Continue aprimorando seus conhecimentos em gestão e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo!