5 dicas que ajudarão a melhorar a gestão do condomínio
A função do síndico é complexa. É preciso lidar com finanças, contabilidade, gestão de pessoas, legislação… Tudo isso para garantir que os processos funcionem da melhor maneira possível. Por outro lado, você ainda precisa se dedicar ao emprego e outras questões pessoais.
Para lidar com as pressões (de moradores a funcionários), com a falta de recursos (financeiros e humanos), com a falta de conhecimento e de tempo é fundamental tomar algumas atitudes para ter uma administração eficaz.
Pensando em te ajudar, listamos neste post 5 dicas para melhorar a gestão do condomínio. Confira!
1. Organize tarefas e documentos
Como síndico, você precisa gerir uma grande quantidade de informações de diferentes áreas do condomínio. Para não perder documentos, datas de pagamentos, contratos, entre outros, é fundamental que você organize papéis e tarefas.
Manter tudo em ordem e facilmente acessível é um dos fatores que farão os condôminos confiarem na sua gestão, além de protegê-lo de acusações que podem surgir. Deixe os registros de todas as suas ações bem arquivados para apresentar aos moradores em momentos de necessidade.
Um arquivo bem categorizado — online ou não — é ideal para organizar documentos. Além disso, não se esqueça da agenda para anotar datas de pagamentos, contratos e reuniões, entre outros.
2. Tenha uma boa comunicação
Para gerir o condomínio, você precisa estar em contato com muitas pessoas, entre moradores e funcionários. Por isso, é importante que saiba se comunicar.
Procure ser claro e objetivo. Mantenha as pessoas relacionadas ao condomínio sempre informadas sobre o que está sendo feito. Além dos avisos, solicite feedbacks sobre sua gestão. Ouvir os moradores é fundamental para saber o que está causando incômodo e entender como resolver problemas.
Quadros, murais e reuniões são boas formas de se comunicar com o condomínio.
3. Saiba lidar com conflitos
Como gestor, é fundamental que você saiba lidar com conflitos. Eles costumam aparecer sempre que pessoas com opiniões diferentes se relacionam.
Em uma reunião ou nas conversas de corredor, seja ético, ouça todos os envolvidos na história e permita que todos conversem para chegar a uma decisão agradável.
4. Procure ajuda especializada
Como as áreas de gestão do condomínio são diversas, é normal que você não tenha conhecimento sobre todas elas e se sinta inseguro para administrar. Para te ajudar, procure ajuda especializada, por meio da terceirização.
Você pode contratar serviços no setor administrativo, em manutenção e assistência jurídica, principalmente para lidar com questões de legislação.
5. Não se esqueça da prestação de contas
Para ter uma gestão eficiente, é fundamental que todos confiem no seu trabalho. Uma forma de fazer isso é aplicando a transparência na sua atuação como síndico.
A prestação de contas, portanto, é obrigatória porque o dinheiro envolvido no trabalho pertence ao grupo. Faça um detalhamento, mostrando o dinheiro que entra e o que sai, sem se esquecer de anexar notas e orçamentos.
Seguindo essas dicas, você poderá melhorar a gestão do condomínio com qualidade e eficiência. Para isso, planeje bem suas atividades, tenha uma boa comunicação com todos e procure ajuda especializada nas áreas que não domina.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais dicas para te ajudar a realizar uma melhor gestão do condomínio!