Solicite um Orçamento Confira 5 dicas de segurança para porteiros - Blog

Confira 5 dicas de segurança para porteiros

Prezar pela segurança da portaria é de extrema importância para um condomínio ou uma empresa, pois trata-se do local de acesso dos funcionários, prestadores de serviços e visitantes, sendo também onde acontece a maior parte das invasões criminosas. Por isso, é fundamental transmitir dicas de segurança para porteiros, visando a aumentar a proteção de todos que frequentam ou residem no prédio.

Quando bem instruídos, esses profissionais são capazes de atuar na prevenção de invasões e demais situações de perigo. Essa orientação inclui desde a necessidade da adoção de um comportamento condizente com o cargo ocupado até a obrigatoriedade de seguir à risca as normas de segurança estabelecidas para o condomínio.

Quer saber mais? Confira, abaixo, medidas de segurança que todo porteiro deve conhecer!

1. Fique atento às movimentações externas

A preocupação do porteiro não deve estar voltada apenas para o ambiente interno, mas também para as movimentações que acontecem nas áreas externas, principalmente quando os funcionários do condomínio estão realizando serviços em locais mais expostos, como jardim ou área de lazer.

Dessa forma, é possível verificar se há a presença de pessoas com ações suspeitas e que podem comprometer a segurança do prédio, tendo a chance de agir rapidamente para evitar maiores consequências.

2. Não passe nenhuma informação a desconhecidos

Devido à convivência diária, é normal que o porteiro saiba em quais horários moradores costumam sair e retornar. Essas informações dizem respeito à privacidade e à segurança de quem vive ou trabalha no condomínio e não devem ser repassadas a ninguém.

Mesmo que pareça ser por um motivo importante, caso alguém pergunte sobre a hora de saída ou entrada de um condômino, esse dado não deve ser informado, pois o coloca em risco.

3. Abra o portão somente com autorização

A porta do condomínio só deve ser aberta para os visitantes, independentemente de quem eles sejam, depois da autorização expressa do morador. Após essa confirmação, o porteiro precisa acompanhar a movimentação do visitante por meio das câmeras para certificar-se de que está realmente indo até o local informado.

4. Não deixe os entregadores entrarem no condomínio

Entregadores circulando livremente no condomínio representam um fator que compromete a segurança do local, pois, entre eles, podem estar pessoas dispostas a realizar furtos e assaltos ou a acompanhar a rotina dos moradores de forma mal intencionada.

Portanto, o ideal é que os porteiros não deixem os entregadores entrarem no condomínio — os moradores devem descer para buscar a encomenda ou a entrega pode ser feita por um funcionário interno.

Além disso, também é recomendável cadastrar os entregadores, solicitando nome completo, CPF, RG e a empresa em que trabalham, o que facilita a identificação nas próximas entregas.

5. Não guarde chaves de moradores

Ainda que o porteiro tenha proximidade com os condôminos e exista uma relação de confiança entre ambos, ele jamais deve guardar chaves dos moradores, seja do apartamento, seja do carro. Assim, são evitados os riscos de extravios ou furtos por terceiros.

Com a prática dessas dicas de segurança para porteiros, o acesso ao condomínio é feito somente por pessoas autorizadas, o que diminui consideravelmente as situações que expõem os moradores ao perigo e torna o ambiente mais seguro e agradável para todos.

Gostou deste post? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como os porteiros podem ajudar na segurança do condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 GRUPO ENPOWERMENT. Todos Direiros Reservados