Solicite um Orçamento 4 dicas para promover a economia de água em condomínios - Blog

4 dicas para promover a economia de água em condomínios

Embora seja o bem mais precioso do mundo e indispensável para a sobrevivência humana, a água é constantemente desperdiçada, o que na maioria dos casos se deve à falta de conscientização das pessoas. Além de degradar o meio ambiente, o consumo desenfreado desse recurso natural também impacta o bolso. Desse modo, promover a economia de água em condomínios é essencial para cuidar do planeta e diminuir os gastos dos condôminos.

Geralmente, os moradores pagam apenas pelo uso e não pelo recurso natural — condição que passa a falsa ideia de abundância e contribui para a desatenção ao desperdício. Porém, com algumas mudanças simples e bastante eficientes, é possível mudar essa situação. Quer saber como? Confira a seguir, como economizar água no seu condomínio!

1. Crie uma campanha de conscientização

Comece desenvolvendo e aplicando uma campanha de conscientização sobre a necessidade de preservar água, tanto para reduzir a conta no final do mês quanto para preservar o meio ambiente.

Invista na produção de cartazes pelos murais e elevadores do condomínio, e envie cartas para cada apartamento. A intenção é diminuir o consumo, mas para que isso aconteça, é preciso que todas as pessoas entendam o verdadeiro sentido dessa iniciativa.

Uma dica muito prática é colocar uma garrafa pet (pode ser de 2L ou 1,5L) cheira de água dentro de cada caixa acoplada de cada vaso sanitário. Essa garrafa vai ocupar um volume que seria preenchido com água potável e a cada descarga será economizado um bom volume.

2. Elabore um projeto de reutilização da água

Que tal tornar o seu condomínio mais sustentável e ainda economizar? Para isso, você pode elaborar um projeto para coletar a água da chuva e utilizá-la em atividades que não exijam água potável, como lavagem de áreas comuns, irrigação do jardim ou descargas de banheiros coletivos.

A maneira mais comum de captar água pluvial é por meio de cisternas, que nada mais são do que reservatórios que servem para reservá-la. Normalmente, depois de coletada, ela é tratada e fica pronta para uso.

3. Fique atento aos vazamentos

Os vazamentos estão entre as principais causas de desperdício de água. Para solucioná-los, programe inspeções periodicamente, no mínimo, a cada seis meses. Durante esse procedimento, fiscalize todas as torneiras e válvulas do condomínio.

A vistoria técnica pode ser feita por um zelador treinado e, se algum vazamento for identificado, basta providenciar o reparo rapidamente ou comunicar o responsável pela residência, para consertar o problema.

4. Invista em hidrômetros individuais

Faça uma reunião com os condôminos para propor a troca da conta de água de consumo coletivo pelo consumo individual, com hidrômetros individuais. Muitos moradores são displicentes porque não têm noção do quanto utilizam de água por mês, visto que o gasto está incluso nas despesas do condomínio.

Dessa forma, caso seja necessário aplicar multas por excesso de consumo de água, o dinheiro não vai sair do bolso de todos, uma vez que a administração pode advertir somente quem está gastando muito.

Viu só como é fácil aumentar a economia de água em condomínio? Contudo, para que todas essas dicas realmente sejam eficazes, trabalhe essas questões com os moradores e mostre que essa prática pode trazer benefícios como a contenção de gastos financeiros e a possibilidade de participar ativamente da construção de um mundo mais sustentável.

Gostou desse post? Siga-nos no Facebook e acompanhe o melhor no nosso conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 GRUPO ENPOWERMENT. Todos Direiros Reservados