Solicite um Orçamento Emprego de porteiro: como se adequar para não ficar sem emprego no futuro? - Blog

Emprego de porteiro: como se adequar para não ficar sem emprego no futuro?

tecnologia tem impactado todas as profissões, inclusive aquelas que pareciam ser mais tracionais. E não seria diferente em prédios e condomínios: a inovação na portaria vem preocupando quem depende do emprego de porteiro. Isso porque é cada vez mais comum a adoção de portarias eletrônicas, virtuais ou híbridas, em que os recursos tecnológicos fazem grande parte do trabalho que seria feito por esse profissional.

Seria esse o fim dos porteiros? Na verdade, não. Porém, para sobreviver no mercado, é fundamental adaptar-se, buscando se capacitar para adquirir novas habilidades que o mantenham útil e necessário para os tempos atuais. Quer preservar o seu emprego? Confira, abaixo, como o porteiro deve se adequar para o futuro!

Qual a importância de se atualizar?

Assim como aconteceu em outras áreas, a portaria também incorporou as novas tecnologias, sendo que muitas delas podem fazer o trabalho realizado por um porteiro, como liberar a entrada e saída de pessoas no prédio, condomínio ou empresa. Contudo, existem competências que só um ser humano pode ter e que ainda são valorizadas pelas organizações.

Com as inovações na portaria, se atualizar passou a ser imprescindível para que as empresas continuem requisitando os seus serviços e mantenham o seu posto de trabalho, mesmo contando com o auxílio de portarias virtuais, por exemplo.

Como se adequar para continuar no emprego de porteiro?

Além de aprender a operar as ferramentas tecnológicas, também é importante que o porteiro aperfeiçoe as suas habilidades pessoais e que garanta um bom relacionamento na empresa. Veja como se preparar.

Aprenda a lidar com a tecnologia

Sem dúvidas, um dos requisitos mais importantes para que a profissão de porteiro continue sendo relevante é dominar, pelo menos, o básico da informática e da tecnologia. É necessário saber operar minimamente os diversos sistemas de controle de acesso que existem no mercado. A maioria possui as mesmas funções (cadastros de moradores, visitantes e prestadores de serviços, consultar relatórios sobre visitas e prestadores, atualizar fotos e dados cadastrais como veículos etc). Outra coisa importante é saber operar os principais sistemas de CFTV para dar zoom em câmeras, mudar a visualização da tela, saber buscar uma cena específica.

Muitos condomínios estão migrando para o sistema de portaria remota, e porque não você não se tornar um dos atendentes que ficam nas centrais de atendimentos remotas? para isso é necessário desenvolver a sua agilidade neste tipo de atendimento, conhecer bem os processos básicos de segurança e saber como agir em situações de adversidades para esse tipo de sistema.

Dito isso, se você não sabe interagir com a tecnologia, é altamente recomendado fazer cursos voltados para a sua profissão que ensinam a mexer nos softwares utilizados pela portaria. Após isso tente fazer algum estágio, nem que não seja remunerado, para ganhar a experiência necessária. Assim, você diminui as chances de cometer erros que comprometam a segurança do prédio.

Priorize o bem-estar no ambiente de trabalho

A discrição é um aspecto indispensável no dia a dia do porteiro, pois ela evita a ocorrência de conversas ou comentários desnecessários e que não estejam relacionados à sua função. É óbvio que você pode conversar com os demais funcionários ou moradores, mas sempre coloque o seu trabalho em primeiro lugar, nunca seja invasivo.

Manter as informações de terceiros sob sigilo faz com que você contribua para a proteção e segurança das pessoas que circulam pelo prédio. Nunca tire fotos ou grave vídeos das câmeras internas do condomínio com o celular e divulgue isso em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Isso compromete a privacidade e segurança, além de poder trazer grandes problemas, inclusive criminais.

Melhore a sua comunicação

Uma boa comunicação interna com a equipe de funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção da empresa é necessária para assegurar que todos estão cumprindo os seus papéis a fim de preservar a segurança do local.

Além disso, o porteiro também se comunica com os visitantes, passando orientações sobre andares, o funcionamento de elevadores, entre outras coisas. Portanto, procure melhorar a sua comunicação, sendo solicito e cordial. Caso você seja uma pessoa introvertida, uma boa dica é fazer um curso de oratória, mesmo que pela internet, para desenvolver a sua comunicação e prestar um bom atendimento ao público.

Desenvolva memória fotográfica

Uma das habilidades mais importantes para um porteiro é ter uma boa memória. Afinal, coloque-se no lugar de quem frequenta o mesmo prédio há mais de um ano, mas um dia é barrado porque o profissional que controla a entrada e saída de pessoas não se lembra do seu rosto. Essa é uma situação bastante desagradável, não é mesmo? Principalmente se você almeja ser um atendente de portaria remota, imagine atender vários condomínios ao mesmo tempo!

Sendo assim, exercite a sua memória para armazenar quem são as pessoas que estão devidamente cadastradas e têm permissão para frequentar o espaço. Dessa forma, você também terá mais facilidade para reconhecer indivíduos mal-intencionados e ações perigosas, podendo intervir e solicitar ajuda rapidamente.

Quanto mais conhecimentos você adquirir, mais garantido estará o seu emprego de porteiro, pois o contratante passa a valorizar mais o seu trabalho não só pelas atividades executadas, mas também pelo que você representa dentro da empresa.

Gostou deste post? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 GRUPO ENPOWERMENT. Todos Direiros Reservados