Solicite um Orçamento 4 atitudes de moradores que comprometem a segurança do condomínio - Blog

4 atitudes de moradores que comprometem a segurança do condomínio

Certamente, você vai ficar assustado com os dados que apresentaremos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11,9 milhões de brasileiros foram vítimas de furto ou roubo no país. As vias públicas somaram 70% dos registros de roubos. Já as residências ficaram em primeiro lugar em furtos, chegando a aproximadamente 50% dos registros.

Sim, não estamos seguros nem mesmo dentro de casa, mas o que será que podemos fazer para mudar a situação? O fato é que, muitas vezes, os próprios moradores acabam criando situações que comprometem a segurança do condomínio. São pequenos deslizes, que podem abrir caminho para pessoas mal intencionadas.

No post de hoje, resolvemos fazer uma lista com os principais erros que devem ser evitados. Confira a seguir!

1. Perder o controle dos convidados

.

O primeiro grande erro cometido pelos condôminos é o descontrole em relação aos convidados do prédio. Essa situação ocorre quando fazemos festas sem listas de convidados, por exemplo. Ou simplesmente quando trazemos convidados para o condomínio e não avisamos para o porteiro a quantidade ou os nomes deles.

O resultado é que pessoas mal intencionadas podem se aproveitar da situação e se fazerem passar por convidados. Por sinal, essa é uma situação muito comum, e já conhecemos uma série de relatos por meio da imprensa de prédios que foram assaltados por conta desses “penetras”.

2. Alugar a vaga da garagem para não moradores

Outra situação que pode ser extremamente prejudicial para a segurança do condomínio é o aluguel da vaga da garagem para pessoas que não moram no prédio. Em alguns casos mais graves, inclusive, as vagas são noticiadas em classificados para desconhecidos, o que pode atrair ainda mais a atenção de criminosos.

O ideal é que essas vagas sejam negociadas entre os próprios moradores. Se for para outras pessoas, que sejam amigos de confiança, devidamente apresentados para o síndico e o porteiro — embora essa também não seja uma situação ideal.

3. Alugar o apartamento para temporada

Pode ser uma forma de garantir um dinheiro extra, mas é uma irresponsabilidade com a segurança de outros moradores. O aluguel por temporada, normalmente feito sem contrato pode trazer uma série de problemas para os outros condôminos.

Em primeiro lugar, não sabemos como é o comportamento das pessoas que vão alugar o imóvel. Podem estar de férias, por exemplo, e transformar a vida dos outros moradores em uma verdadeira dor de cabeça. Além disso, essa também é uma oportunidade para pessoas mal intencionadas entrarem no prédio, afinal, elas estarão de olho nos classificados em busca de oportunidades.

4. Ser cordial em excesso

Calma, não estamos falando que a cordialidade não seja bem-vinda. Acontece que, em alguns casos, ela não é muito recomendada. Claro, podemos cumprimentar um não morador quando esta prestes a entrar no prédio, mas não é recomendado abrir a porta e deixá-lo entrar sem a autorização do porteiro.

É o porteiro quem vai efetuar a ligação para o suposto morador que vai receber essa visita, portanto, embora seja importante ser educado, jamais devemos abrir a porta do prédio para estranhos.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir o nosso post sobre 5 dicas para melhorar a gestão do condomínio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 GRUPO ENPOWERMENT. Todos Direiros Reservados