Solicite um Orçamento Saiba como gerenciar uma equipe terceirizada no condomínio - Blog

Saiba como gerenciar uma equipe terceirizada no condomínio

terceirização da mão de obra é prática cada vez mais comum em condomínios. Isso porque, por meio dela, é possível obter melhores resultados com custos reduzidos. As possibilidades são muitas: da zeladoria à portaria, passando pela jardinagem, vigilância, manutenção, entre outros serviços. Porém, saber gerenciar uma equipe terceirizada pode ser a chave do sucesso!

Não se trata de tarefa fácil. Exige habilidade, conhecimento, muita organização e algumas rotinas sistematizadas.

Não se preocupe! Nós separamos dicas que vão facilitar seu trabalho no gerenciamento da equipe terceirizada do seu condomínio. Vamos lá?

1. Contrate uma empresa terceirizada de confiança

Escolher uma boa empresa é um passo fundamental para uma solução eficiente de terceirização. Por isso, antes da contratação, pesquise muito. Além de ouvir a avaliação de clientes e pedir a indicação de outros síndicos, faça um levantamento de documentos, como:

  • contrato social e suas alterações;
  • prova de inscrição no Cadastro de Contribuinte Municipal;
  • prova de inscrição no CNPJ;
  • certidão negativa de débitos municipais, estaduais e federais — tanto da empresa quanto dos sócios;
  • prova de regularidade relativa ao INSS e ao FGTS, demonstrando cumprimento dos encargos sociais conforme determina a lei;
  • certidão negativa de falência ou concordata;
  • balanço patrimonial e declaração de imposto de renda;
  • certificado de qualidade, quando houver.

Além disso, converse com funcionários da empresa e verifique se atrasam pagamentos ou benefícios. Também, desconfie de orçamentos com valores muito baixos ou de descontos mediante pagamentos futuros — pode ser sinal de que a empresa não cumpre com sua obrigações legais. Solicite, ainda, uma planilha aberta de custos. Dessa forma, você poderá compreender a composição dos valores.

Mesmo depois da contratação da terceirizada, peça mensalmente todos os comprovantes de pagamento de salários, tributos, encargos e benefícios. Da parte do funcionário, solicite:

  • holerite;
  • recibo de vale-transporte;
  • cartão de ponto;
  • folha de pagamento;
  • extrato de Fundo de Garantia.

Da parte da empresa, solicite:

  • Gfipe e Sefipe
  • protocolo de envio do arquivo de conetividade social;
  • comprovante de pagamento do INSS;
  • comprovante do FGTS;
  • certidão negativa de débito da Receita Federal, do FGTS e do INSS;
  • cópia da rescisão contratual e do comprovante de quitação de débitos em caso de demissão de um colaborador.

2. Invista em comunicação

Converse com os colaboradores sobre as tarefas, metas e problemas do condomínio. Não se esqueça de que a produtividade depende muito da boa comunicação. Assim, juntamente com o supervisor da terceirizada, oriente, compartilhe informações, direcione esforços, esclareça dúvidas e colabore ativamente para a solução de problemas.

Aproveite também para integrar a equipe terceirizada com os funcionários do próprio condomínio, quando houver, inclusive por meio de treinamentos e simulações. Afinal, estão todos trabalhando com o mesmo objetivo e, por isso mesmo, devem compreender o funcionamento do condomínio e estar cientes das regras e normas de conduta interna.

3. Fique atento à subordinação

Faz parte do trabalho do síndico supervisionar, suportar e monitorar as equipes terceirizadas. Mas, fique atento: a subordinação é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no Brasil. Lembre-se sempre de que o profissional terceirizado não é subordinado direto do condomínio — ele é um prestador de serviços.

Exatamente por isso, a relação de trabalho com esse profissional deve ser distinta, vista, inclusive, como uma parceria. Caso fique estabelecida uma relação de subordinação, o prestador pode requerer na justiça o vínculo empregatício.

A terceirizada deve ter uma equipe de supervisão que dá as ordens e possíveis repreensões.

Dessa forma, a gestão deve ser harmônica e produtiva, mas, ao mesmo tempo, deve estar atenta às relações com os colaboradores.

4. Adote uma política de valorização e reconhecimento

Valorização e reconhecimento são práticas que influenciam diretamente na produtividades da equipe, inclusive terceirizada. Por isso, reconhecer as conquistas, a dedicação e o empenho, além de valorizar a competência e o talento, pode gerar resultados surpreendentes em seu condomínio.

Esse também é o melhor caminho para a construção de relações e parcerias de trabalho produtivas. Assim, você poderá criar um engajamento dos funcionários com a estratégia e planejamento que serão fundamentais na realização de tarefas.

Enfim, gerenciar uma equipe terceirizada é extremamente importante para o bom andamento dos trabalhos em um condomínio. Gostou de nossas dicas? Você já colocou em prática algum delas? Deixe seu comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2021 GRUPO ENPOWERMENT. Todos Direiros Reservados